12/02/21 - Press
Ao procurar o tipo de iluminação correta para áreas externas ou ambientes com condições distintas você deve ter se deparado com a sigla IP. O índice de proteção significa que determinado produto tem ou não proteção contra poeira e intempéries como chuva, umidade, entre outros.
O objetivo do IP é identificar o nível de proteção do produto, ou seja, se ele é seguro para o contato de pessoas ou áreas do corpo em partes do produto energizado sem isolamento, ou a proteção contra a entrada de objetos sólidos como a poeira, por exemplo. E ainda, indicar a proteção do equipamento em relação ao contato da água em seu interior.
O grau de proteção não aparece apenas em luminárias e cabos elétricos, mas também em celulares e outros equipamentos eletrônicos. Consiste num padrão internacional definido pela Comissão Eletrotécnica Internacional (a IEC) para classificar e avaliar o grau de proteção de produtos eletrônicos contra a entrada de poeira e água.
· Entenda como funciona a classificação:
O IP é composto por dois algarismos IP XX, o primeiro indica o grau de proteção contra objetos sólidos, o segundo indica o grau de proteção contra objetos líquidos. Veja na tabela abaixo:
Quanto maior o número for, significa que maior é sua resistência ao ingresso de corpos estranhos.
Exemplo: Um produto com IP65 será completamente à prova de poeira e protegido contra jatos de água.
Saber qual o IP da sua luminária ou lâmpada garante que você saiba se ela terá a duração adequada e não terá danos, se será adequada para uso em ambiente interno ou externo, bem como, se é resistente à poeira e extrema umidade.
Por exemplo, uma lâmpada que possui grau de proteção IP20 não poderá ser instalada em ambientes externos, pelo fato de não ter nenhuma proteção contra água. Da mesma forma que uma lâmpada com IP67 não é necessária em ambiente interno.
É importante sempre considerar o Índice de Proteção (IP) indicado pelo fabricante, pois o mau uso pode causar algum dano funcional ao produto.