22/10/21 - Prensa
Sustentabilidade é um assunto recorrente no dia a dia das pessoas. Isso porque ela visa atender as necessidades de diversas áreas da humanidade, sem que prejudique o meio ambiente. E para começar a adotar a sustentabilidade, comece pela iluminação. Aposte em hábitos e materiais que irão garantir o melhor aproveitamento da luz, te ajudar com a redução de lixo, redução do consumo de energia elétrica e da emissão de poluentes. E, ainda, você consegue economizar no final do mês.
Confira cinco dicas de como inserir a iluminação sustentável na sua rotina:
1. Use a luz natural
A iluminação interna da residência consome cerca de 10 a 15% da eletricidade total do lugar. Para diminuir custos, durante o dia você pode aproveitar a luz do sol e natural. Deixe venezianas e cortinas abertas para que o ambiente fique mais iluminado.
2. Substitua as lâmpadas comuns
Você pode minimizar a emissão de dióxido de carbono ao trocar as lâmpadas comuns por lâmpadas fluorescentes compactas, ou por lâmpadas de LED que possuem maior vida útil e diminui a quantidade de lixo descartado. Assim como as lâmpadas da Intral, que tem durabilidade de 25 mil horas e maior eficiência energética.
3. Use sensores de presença
Para áreas comuns, onde a circulação de pessoas, é interessante optar pela utilização de sensores de presença. Assim ela apenas irá ativar quando há movimentação, sem exceder o consumo de energia.
4. Painéis Solares
Cerca de 80% da energia produzida no Brasil vem das hidroelétricas, as quais o seu processo de implementação pode impactar comunidades inteiras, causar danos ao ecossistema, agredindo a fauna e a flora.
Em casas que possuem alta incidência de luz solar, considere a instalação de painéis solares. Assim diminui o uso da hidroelétrica, reduz custos e você ainda pode instituir seu próprio reservatório de energia.
5. Decoração clara
Pode parecer supérfluo, mas ambientes claros oferecem a sensação de espaço e amplitude, além de garantir que a iluminação seja melhor distribuída. Essa é uma boa opção para lugares pequenos e com pouca iluminação natural.