24/06/21 - Prensa
A luz tem um papel fundamental em um projeto de arquitetura, pois além de iluminar, é capaz de modelar, ampliar, destacar, reduzir ou anular espaços e objetos, influenciando diretamente no conforto visual e percepção do ambiente. Por isso, o correto dimensionamento e distribuição da luz em cada ambiente é muito importante.
Os objetivos de um bom projeto de iluminação passam por proporcionar uma influência positiva no desempenho e bem-estar dos usuários, bem como equilibrar a relação entre luz e consumo de energia, de forma que atenda às necessidades do usuário. Ou seja, vai muito além da adequação as normas de iluminância - NBR 5413.
A escolha dos pontos de instalação e das fontes luminosas adequadas, influenciam diretamente nas sensações que o ambiente irá transmitir, podendo fazer com que os usuários se sintam à vontade e permaneçam no local.
A escolha dos produtos adequados de acordo com cada aplicação, também possibilita que o projeto evidencie pontos de destaque e características importantes dos ambientes.
O ponto de partida de cada projeto de iluminação será sempre o próprio espaço e seus detalhes de construção, passando pela finalidade de uso e as tarefas visuais envolvidas.
Com este conjunto de informações, um bom projetista ou arquiteto é capaz de determinar o produto adequado e as suas quantidades de acordo com cada ambiente.
O resultado deste projeto é capaz de proporcionar melhor experiência visual ao usuário. Em contrapartida, a utilização de produtos inadequados, ou o mal dimensionamento destes produtos podem interferir negativamente na percepção e conforto visual dos ambientes.